Este projecto tem como objectivo recuperar este instrumento que tendo forte tradição nesta terra e região, estava esquecido e a desaparecer. A sua tradição nesta terra prende-se com o facto de Freamunde ser uma terra de marceneiros e de móveis desde os anos 20 do século passado. Sendo um instrumento de madeira e de fácil execução era construído pelos marceneiros para se divertirem e era um brinquedo acessível que podiam oferecer aos seus filhos. Este grupo musical é constituído por cerca de 30 elementos, contando na sua maioria com “castanholeiros”, com 2 cantoras, 1 cantor, viola baixo, viola semi-acústica, cavaquinho e viola de arco.
Do seu repertório fazem parte canções da música tradicional e popular portuguesa.
A indumentária deste grupo é constituída por uma boina preta, calça de cotim, um tecido barato que hoje já não se fabrica, camisa de colareta e chulipas, um calçado de madeira e tira de couro construída pelos tamanqueiros desta terra e que representa uma forma de homenagear e perpetuar a forma como os trabalhadores da Fábrica do Albino de Matos se vestiam e calçavam. Esta fábrica que nos anos 20 do século passado já tinha 100 funcionários foi pioneira e impulsionadora da indústria do móvel nesta região, podendo dizer-se que foi aí que o móvel nasceu., dando origem a que esta região hoje seja conhecida como a Capital do Móvel.
As “Castanholas de Freamunde – Pedaços” lançaram um Cd aquando da sua apresentação pública, estando prevista a edição de um Dvd, que permitirá transmitir de uma melhor forma a sua música e a originalidade do seu espectáculo. Nestes seus poucos anos de existência contam já com inúmeras actuações em feiras de artesanato, feiras medievais, romarias, associações culturais e recreativas, etc.
De registar a sua actuação ao vivo (sem playback) no programa da RTP, “Praça da Alegria”, na Casa da Música, no Porto, numa convenção da Vodafone, assim como a mini-tounée feita recentemente pelas loja Fnac de Sta. Catarina, GaiaShopping, NorteShopping e MarShopping (record de assistência), Pavilhão Rosa Mota – Porto, nos Cantares de Janeiras da Diocese do Porto, Bolsa de Turismo de Lisboa, Sebastianas – Freamunde; Agrival – Penafiel, Feira de Artesanato da Mealhada, Festa da Cereja em Alfândega da Fé, Feira da Capital do Móvel, S. Martinho – Penafiel, Festival Quintandona, Festival de Música Tracional de Penalva do Castelo, entre muitas outras actuações. O espectáculo das “Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós”, é um momento de festa, de alegria, de sentir a nossa alma a vibrar com as nossas raízes e tradições musicais.
Para quem não os conhece, depois de os ouvir, nunca mais os esquece…
envie-nos o seu email para: pedacosdenosfreamunde@gmail.com