Ernani da Cruz Cabral, nasceu a 18 de Março de 1925, em Freamunde. Dos 11 aos 15 anos fez o curso de 4 anos da Escola Comercial de Oliveira Martins, no Porto. Cedo começou a trabalhar com o seu pai nos dois estabelecimentos de mercearia que possuía em Freamunde. O negócio desenvolveu-se e o seu pai tornou-se agente e distribuidor exclusivo das Águas Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas nos concelhos de Lousada e Paços de Ferreira. Tinha o seu futuro garantido.
Entretanto, desde novo que se apaixonou pela fotografia, e cada vez mais o tempo criou em si esse grande interesse.
Sem deixar a vida comercial do seu pai, abriu um Estúdio Fotográfico em Freamunde, há aproximadamente 50 anos. Nessa altura a guerra colonial deu-lhe a ocasião de ser procurado já como profissional de fotografia. Escasseavam fotógrafos nas áreas de Paços de Ferreira, Lousada, Lordelo, etc.
As madrinhas de guerra estavam a movimentar bastante, as fotos para os seus afilhados do Ultramar. Criou simpatia no ramo da fotografia, porque havia sempre posições novas, e expressões diferentes. Teve então, há 48 anos aproximadamente um prémio a nível nacional, de uma viagem a Madrid para 2 pessoas, durante oito dias, incluindo hotel, turismo e visita à empresa Kodak, em Madrid.
Fez essa viagem com seu pai, como consta da viagem da foto que depois lhes foi enviada pela Kodak, ao subir para o avião que os transportou. Entretanto a firma Beltrão Coelho, Lda., recebe as primeiras máquinas para fotografia entregues em 5 minutos, e concede-lhe o exclusivo nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e na então muito populosa freguesia de Lordelo. Todos sabem da vantagem desta inovação. Durante largos anos trabalhou sem concorrência, satisfazendo clientela de toda a parte. Igualmente teve o prazer de apresentar as primeiras reportagens a cor no concelho.
Em concursos realizados a nível do país, ganhou 2 primeiros prémios. Igualmente num concurso realizado neste concelho e intitulado “Ao Futuro”, aberto a todos os amadores e profissionais, ganhou conforme taças que possui: 1.º e 2.º prémio a cor; 1.º, 2.º e 3.º prémio a preto e branco.
Tirou vários cursos de fotografia sendo o mais importante o do Instituto Internacional de Marketing no Porto com professores nacionais e estrangeiros e com aulas diárias de 3 horas durante 6 meses. Aprendeu a versão completa da imagem, moda marketing, etc.
A par da fotografia acompanhou sempre a filmagem profissional dando aos seus filmes e montagens uma valor diferente.
Em Abril de 1967, abriu em Paços de Ferreira um Estúdio e Casa de Fotografia montada com as últimas inovações, incluindo o sistema de fotos a preto e branco em 5 minutos e mais tarde a cor. Tendo também um Minilab para revelações de rolos em 30 minutos e ainda um equipamento digital para entregas rápidas de trabalhos a cor.
Assim esteve na RTP a receber uma câmara de filmar com 1.º Prémio do concurso “Isto Só Vídeo”, referente à melhor filmagem da semana em todo o país.
Em 1992 a empresa Editora Héstia de Paços de Ferreira, em colaboração com a Associação de Municípios do Vale do Sousa editou um trabalho apresentando um livro com todas as obras de arte na área do Vale do Sousa, tendo sido o fotógrafo escolhido para a cobertura fotográfica neste concelho.