A Poesia nesta Associação, faz lembrar um pouco o mistério do “Ovo e da Galinha. Qual nasceu primeiro?”. Isto porque foi a partir do lançamento de um livro de poesia, retratando quarenta figuras Freamundenses, da autoria de António Rodela, que nasceu esta Associação, e o qual lhe viria a dar o nome; “PEDAÇOS DE NÓS”.
A partir daí as iniciativas ligadas à Poesia não mais pararam. Foram sendo realizados espetáculos, onde a Poesia e a Música deliciam as plateias.
Foi lançado um CD com os quarenta poemas do Livro. Uns musicados e cantados, outros ditos pela nossa Gente.
A partir de 2003 temos vindo a realizar um Concurso de Quadras Populares, em colaboração com as Comissões das Festas Sebastianas, sendo a entrega dos Prémios o evento que abre a “Semana Cultural” destas festas. Estamos já a lançar as bases para o X CONCURSO, que culminará com a entrega dos prémios no dia 30 de Junho deste ano, pelas 15 horas na Casa da Cultura de Freamunde.
Em Julho de 2004 editamos o Livro “Alma Freamundense” com poemas de vários autores da nossa terra.
Pelo São Martinho de 2009, (não podia haver época melhor), levamos a público o Livro “1001 Quadras ao Vinho”, com trabalhos da autoria de seis sócios desta Associação.
Para comemorar os 10 DEZ ANOS DA PEDAÇOS DE NÓS, entre muitas outras realizações, esta Associação convidou, através das Câmaras Municipais do Continente, poetas de todos os Municípios, para participarem num ENCONTRO NACIONAL DE POETAS POPULRES. Cada um tinha como desafio escrever um poema sob o lema “Freamunde, ou Pedaços de Nós”.
Esta iniciativa culminou com um almoço-convívio, seguido da leitura dos poemas e entrega a cada um dos autores e entidades presentes de um exemplar do Livro, “ENCONTRO NACIONAL DE POETAS POPULARES, 10 ANOS – POESIA”, no
dia 11 de Junho de 2011.
Em 2009 iniciamos uma TERTÚLIA na nossa sede, na terceira segunda feira de cada mês, em que se falava da vida e obra de Poetas consagrados e onde cada um dos presentes podia participar, ora falando sobre o Poeta, ora dizendo os seus poemas. Esta iniciativa foi entretanto suspensa, devido à muita atividade desta Associação, mas contamos reativá-la, em princípio, no próximo mês de Março.